O Vizela, treinado por Rubén de la Barrera, está a 6 pontos do Portimonense, que ocupa a antepenúltima posição na Liga Portuguesa. Essa é uma das quatro posições que os azuis e brancos podem alcançar para evitar o rebaixamento. Se perderem esta noite contra o Moreirense, confirmarão sua descida, pois só poderiam empatar em pontos com o Portimonense e têm o ‘goal average’ perdido com eles.

O Vizela pode ser rebaixado para a Segunda Divisão de Portugal nas próximas horas. Na noite desta sexta-feira, enfrentam o Moreirense como visitantes. Restam apenas 9 pontos em jogo – 3 jogos – até o final da temporada. Sob o comando de Rubén de la Barrera, ex-treinador do Deportivo La Coruña e outros times, eles poderiam terminar o curso com 31 pontos. Eles têm ao seu alcance o Boavista (14º com 30 pontos), o Estrela da Amadora (15º com 29 pontos), o Portimonense (16º com 28 pontos) e o Chaves (17º com 23 pontos).

Se os azuis e brancos perderem, terão apenas 6 pontos restantes para disputar, o que os deixaria com a única opção de igualar os pontos com o Portimonense. No entanto, na liga portuguesa, o principal critério de desempate é o ‘goal average’ entre os envolvidos. Nesta temporada, o Portimonense venceu o Vizela por 2 a 3 como visitante e depois empataram em 0 a 0 na casa do Portimonense.

Portanto, uma derrota esta noite significaria o rebaixamento para a equipe de De la Barrera. É importante lembrar que ele assumiu o cargo em dezembro do ano passado, então não esteve no comando durante toda a temporada. Sua estreia foi justamente contra o Moreirense, quando a equipe estava na 17ª posição com 12 pontos.

Por que seria potencialmente benéfico para o Vizela empatar em pontos com o Portimonense se eles têm o ‘goal average’ perdido? Na Liga Portuguesa, a equipe que termina na 16ª posição disputa um ‘playoff’ com o 3º colocado da Segunda Divisão, que atualmente é o AVS Futebol. No entanto, a situação está muito acirrada com o Nacional, 2º colocado com a mesma quantidade de pontos, e o Santa Clara, líder com 2 pontos a mais que ambos.

Share:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *