Lula da Silva, presidente do Brasil, criticou a decisão da Audiência de Barcelona de libertar Dani Alves sob fiança de 1 milhão de euros. Para o mandatário, é indignante que alguém possa sair da prisão após cometer um crime apenas pagando.
Dani Alves poderá ser libertado mediante o pagamento de uma fiança de 1 milhão de euros. O jogador não conseguiu reunir essa quantia na quarta-feira, então ainda não foi libertado da prisão, mas pode ser libertado nesta quinta-feira.
O presidente Lula da Silva criticou duramente a decisão da Audiência de Barcelona. “O dinheiro que Alves tem, o dinheiro que alguém possa emprestar a ele, não pode comprar o ultraje que um homem faz a uma mulher ao cometer um estupro”, disse durante a celebração do 44º aniversário do Partido dos Trabalhadores.
“Quando o sexo é algo que acontece entre duas pessoas, deve ser permitido e consentido por ambas. Isso, de fato, é um crime”, continuou Lula da Silva.
O presidente demonstrou indignação e enfatizou que há “injustiças” sobre as quais a sociedade não pode “ficar em silêncio”. “Estamos vendo agora que Alves pode ser libertado se pagar. Aprendi em Pernambuco quando era pequeno que as pessoas diziam: ‘Aqui no Nordeste, não prendem quem tem 20 milhões de reais (cerca de 3 milhões de euros)’. As pessoas veem como esse ditado continua”, lamentou.